quarta-feira, 8 de junho de 2011

RELATIVAS

Dizemos que um acorde é relativo de outro quando as duas tonalidades (uma maior e uma menor) possuem as mesmas notas em suas escalas. Fácil, certo? Ok, complicou um pouco, mas descomplicaremos já. Repare na tabela abaixo:

Tonal
1
2
3
4
5
6
7
8
C
C
D
E
F
G
A
B
C
Am
A
B
C
D
E
F
G
A
C#
C#
D#
F
F#
G#
A#
C
C#
A#m
A#
C
C#
D#
F
F#
G#
A#
D
D
E
F#
G
A
B
C#
D
Bm
B
C#
D
E
F#
G
A
B
D#
D#
F
G
G#
A#
C
D
D#
Cm
C
D
D#
F
G
G#
A#
C
E
E
F#
G#
A
B
C#
D#
E
C#m
C#
D#
E
F#
G#
A
B
C#
F
F
G
A
A#
C
D
E
F
Dm
D
E
F
G
A
A#
C
D
F#
F#
G#
A#
B
C#
D#
F
F#
D#m
D#
F
F#
G#
A#
B
C#
D#
G
G
A
B
C
D
E
F#
G
Em
E
F#
G
A
B
C
D
E
G#
G#
A#
C
C#
D#
F
G
G#
Fm
F
G
G#
A#
C
C#
D#
F
A
A
B
C#
D
E
F#
G#
A
F#m
F#
G#
A
B
C#
D
E
F#
A#
A#
C
D
D#
F
G
A
A#
Gm
G
A
A#
C
D
D#
F
G
B
B
C#
D#
E
F#
G#
A#
B
G#m
G#
A#
B
C#
D#
E
F#
G#


Obs: Algumas notas deveriam ser representadas em suas escalas com o simbolo b (bemol), porém para efeitos práticos utilizamos apenas # (sustenido).

As linhas em branco são as tonalidades maiores e as linhas em cinza, as menores. No primeiro campo temos o nome da tonalidade e a seguir as notas de sua escala. A numeração indica o grau de cada nota na escala.

Muito bem. Olhe a primeira linha, tonalidade C (dó maior). A linha cinza logo abaixo é a tonalidade Am (lá menor). As duas tonalidades são relativas. Os dois acordes (C e Am) são relativos. Porque possuem as mesmas notas em suas escalas. E assim sucessivamente com as outras tonalidades.

No violão, acordes relativos são facilmente encontráveis, sem consultar a tabela. Para um determinado acorde maior, basta trazer a nota tônica (que dá nome ao acorde) três semitons para baixo, ou seja, três casas para baixo.

Por exemplo: suponhamos que você faça o acorde C e a tônica (C) está na terceira casa da quinta corda. Três casas para trás, teremos a quinta corda solta, que é A. Portanto, o acorde relativo de C é Am. Um acorde relativo de um dado acorde maior sempre será um acorde menor. E vice-versa.

Evidentemente, para achar no violão o acorde relativo de um acorde menor, “viajaremos” três casas para frente.

Suponhamos, por outro lado, que você esteja fazendo o acorde D (ré maior), na posição em que a quarta corda (D) fica solta. É claro que não é possível andar três casas para trás neste caso. Simplesmente encontre a nota ré em outra corda. Quinta corda, casa cinco, por exemplo. Andando três casas para trás, teremos a nota B. O acorde relativo de D é então Bm (consulte a tabela).

  

Como achar a escala menor relativa a partir da escala maior

Dada uma escala maior, achar a escala relativa daquela tonalidade é muito fácil. As notas se repetem a partir do sexto grau. Veja a tabela abaixo:


Tonal
1
2
3
4
5
6
7
8
C
C
D
E
F
G
A
B
C
Am
A
B
C
D
E
F
G
A
C#
C#
D#
F
F#
G#
A#
C
C#
A#m
A#
C
C#
D#
F
F#
G#
A#
D
D
E
F#
G
A
B
C#
D
Bm
B
C#
D
E
F#
G
A
B
D#
D#
F
G
G#
A#
C
D
D#
Cm
C
D
D#
F
G
G#
A#
C
E
E
F#
G#
A
B
C#
D#
E
C#m
C#
D#
E
F#
G#
A
B
C#
F
F
G
A
A#
C
D
E
F
Dm
D
E
F
G
A
A#
C
D
F#
F#
G#
A#
B
C#
D#
F
F#
D#m
D#
F
F#
G#
A#
B
C#
D#
G
G
A
B
C
D
E
F#
G
Em
E
F#
G
A
B
C
D
E
G#
G#
A#
C
C#
D#
F
G
G#
Fm
F
G
G#
A#
C
C#
D#
F
A
A
B
C#
D
E
F#
G#
A
F#m
F#
G#
A
B
C#
D
E
F#
A#
A#
C
D
D#
F
G
A
A#
Gm
G
A
A#
C
D
D#
F
G
B
B
C#
D#
E
F#
G#
A#
B
G#m
G#
A#
B
C#
D#
E
F#
G#



Como você pode ver, as notas se repetem. Porém, é claro, começando pela nota que dá nome à nova tonalidade. Veja por exemplo o sexto grau da escala de B (si maior). É a nota G# (sol sustenido). A linha abaixo, da tonalidade G#m começa então com a nota G#. Repare que, continuando em frente, temos a repetição do sétimo e oitavo graus. Como o oitavo grau é a mesma nota do primeiro, podemos ver claramente a repetição, na seguinte sequencia: 6,7,1,2,3,4,5 da tonalidade B.

Uma das muitas utilidades de saber que uma determinada escala maior é igual a uma outra menor, é na hora de improvisar um pequeno solo, por exemplo. Se você sabe tocar a escala maior e a tonalidade da música é menor, voilá! As notas são as mesmas, lembra?

Para “tirar” uma música de ouvido, também é bastante útil conhecer os acordes relativos. Uma vez que você saiba a tonalidade em que a música está, saberá que poderão aparecer os seguintes graus e seus relativos, para começar:

I, IV e V

Na escala de C (dó maior), teríamos:

I – C e Am

IV – F e Dm

V – G e Em

É claro que podem aparecer outros acordes, mas seguindo esta diretriz, você com certeza já estará com meio caminho andado – ou mais! Estude um pouco a tabela e com certeza achará outras peculiaridades nas escalas.


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