Dizemos que um acorde é relativo de outro quando as duas tonalidades (uma maior e uma menor) possuem as mesmas notas em suas escalas. Fácil, certo? Ok, complicou um pouco, mas descomplicaremos já. Repare na tabela abaixo:
Tonal | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
C | C | D | E | F | G | A | B | C |
Am | A | B | C | D | E | F | G | A |
C# | C# | D# | F | F# | G# | A# | C | C# |
A#m | A# | C | C# | D# | F | F# | G# | A# |
D | D | E | F# | G | A | B | C# | D |
Bm | B | C# | D | E | F# | G | A | B |
D# | D# | F | G | G# | A# | C | D | D# |
Cm | C | D | D# | F | G | G# | A# | C |
E | E | F# | G# | A | B | C# | D# | E |
C#m | C# | D# | E | F# | G# | A | B | C# |
F | F | G | A | A# | C | D | E | F |
Dm | D | E | F | G | A | A# | C | D |
F# | F# | G# | A# | B | C# | D# | F | F# |
D#m | D# | F | F# | G# | A# | B | C# | D# |
G | G | A | B | C | D | E | F# | G |
Em | E | F# | G | A | B | C | D | E |
G# | G# | A# | C | C# | D# | F | G | G# |
Fm | F | G | G# | A# | C | C# | D# | F |
A | A | B | C# | D | E | F# | G# | A |
F#m | F# | G# | A | B | C# | D | E | F# |
A# | A# | C | D | D# | F | G | A | A# |
Gm | G | A | A# | C | D | D# | F | G |
B | B | C# | D# | E | F# | G# | A# | B |
G#m | G# | A# | B | C# | D# | E | F# | G# |
Obs: Algumas notas deveriam ser representadas em suas escalas com o simbolo b (bemol), porém para efeitos práticos utilizamos apenas # (sustenido).
As linhas em branco são as tonalidades maiores e as linhas em cinza, as menores. No primeiro campo temos o nome da tonalidade e a seguir as notas de sua escala. A numeração indica o grau de cada nota na escala.
Muito bem. Olhe a primeira linha, tonalidade C (dó maior). A linha cinza logo abaixo é a tonalidade Am (lá menor). As duas tonalidades são relativas. Os dois acordes (C e Am) são relativos. Porque possuem as mesmas notas em suas escalas. E assim sucessivamente com as outras tonalidades.
No violão, acordes relativos são facilmente encontráveis, sem consultar a tabela. Para um determinado acorde maior, basta trazer a nota tônica (que dá nome ao acorde) três semitons para baixo, ou seja, três casas para baixo.
Por exemplo: suponhamos que você faça o acorde C e a tônica (C) está na terceira casa da quinta corda. Três casas para trás, teremos a quinta corda solta, que é A. Portanto, o acorde relativo de C é Am. Um acorde relativo de um dado acorde maior sempre será um acorde menor. E vice-versa.
Evidentemente, para achar no violão o acorde relativo de um acorde menor, “viajaremos” três casas para frente.
Suponhamos, por outro lado, que você esteja fazendo o acorde D (ré maior), na posição em que a quarta corda (D) fica solta. É claro que não é possível andar três casas para trás neste caso. Simplesmente encontre a nota ré em outra corda. Quinta corda, casa cinco, por exemplo. Andando três casas para trás, teremos a nota B. O acorde relativo de D é então Bm (consulte a tabela).
Como achar a escala menor relativa a partir da escala maior
Dada uma escala maior, achar a escala relativa daquela tonalidade é muito fácil. As notas se repetem a partir do sexto grau. Veja a tabela abaixo:
Tonal | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
C | C | D | E | F | G | A | B | C |
Am | A | B | C | D | E | F | G | A |
C# | C# | D# | F | F# | G# | A# | C | C# |
A#m | A# | C | C# | D# | F | F# | G# | A# |
D | D | E | F# | G | A | B | C# | D |
Bm | B | C# | D | E | F# | G | A | B |
D# | D# | F | G | G# | A# | C | D | D# |
Cm | C | D | D# | F | G | G# | A# | C |
E | E | F# | G# | A | B | C# | D# | E |
C#m | C# | D# | E | F# | G# | A | B | C# |
F | F | G | A | A# | C | D | E | F |
Dm | D | E | F | G | A | A# | C | D |
F# | F# | G# | A# | B | C# | D# | F | F# |
D#m | D# | F | F# | G# | A# | B | C# | D# |
G | G | A | B | C | D | E | F# | G |
Em | E | F# | G | A | B | C | D | E |
G# | G# | A# | C | C# | D# | F | G | G# |
Fm | F | G | G# | A# | C | C# | D# | F |
A | A | B | C# | D | E | F# | G# | A |
F#m | F# | G# | A | B | C# | D | E | F# |
A# | A# | C | D | D# | F | G | A | A# |
Gm | G | A | A# | C | D | D# | F | G |
B | B | C# | D# | E | F# | G# | A# | B |
G#m | G# | A# | B | C# | D# | E | F# | G# |
Como você pode ver, as notas se repetem. Porém, é claro, começando pela nota que dá nome à nova tonalidade. Veja por exemplo o sexto grau da escala de B (si maior). É a nota G# (sol sustenido). A linha abaixo, da tonalidade G#m começa então com a nota G#. Repare que, continuando em frente, temos a repetição do sétimo e oitavo graus. Como o oitavo grau é a mesma nota do primeiro, podemos ver claramente a repetição, na seguinte sequencia: 6,7,1,2,3,4,5 da tonalidade B.
Uma das muitas utilidades de saber que uma determinada escala maior é igual a uma outra menor, é na hora de improvisar um pequeno solo, por exemplo. Se você sabe tocar a escala maior e a tonalidade da música é menor, voilá! As notas são as mesmas, lembra?
Para “tirar” uma música de ouvido, também é bastante útil conhecer os acordes relativos. Uma vez que você saiba a tonalidade em que a música está, saberá que poderão aparecer os seguintes graus e seus relativos, para começar:
I, IV e V
Na escala de C (dó maior), teríamos:
I – C e Am
IV – F e Dm
V – G e Em
É claro que podem aparecer outros acordes, mas seguindo esta diretriz, você com certeza já estará com meio caminho andado – ou mais! Estude um pouco a tabela e com certeza achará outras peculiaridades nas escalas.
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